COMUNICADO DA DIREÇÃO DO G.D.Direito

Com a publicação do Acórdão do CJ n.º 9/2018, de 11 Julho de 2018, fica esclarecida  a demanda a que se chegou após a decisão da FPR de 30 de maio/1 de junho, em que foi  aplicada falta de comparência não justificada, na meia final de 28 de abril, ao GD Direito e à Agronomia, com as consequentes desclassificações e despromoções ao último escalão competitivo sénior.

O acórdão reconhece razão ao recurso apresentado pelo GD Direito e revoga a decisão da FPR. Ficam assim garantidas a justiça dos factos e a sanidade do rugby português. Importa, contudo, ter presente que o futuro se condiciona com a aprendizagem do presente e do passado.

Assim, o ocorrido não deve ser esquecido, antes deve ser encarado como uma oportunidade para os agentes do rugby melhorarem o que deve ser melhorado. Jogadores, árbitros, clubes, adeptos, bem como os respetivos dirigentes, todos temos agora um momento de responsabilidade acrescida, uma oportunidade para rever os nossos contributos.

O GD Direito, em comunicado, no dia seguinte à meia final “Lamentando as circunstâncias em que o jogo se realizou, …, bem como as incidências que viriam a ocorrer durante o mesmo, o GD Direito reforçará o seu contributo para o desenvolvimento da modalidade, sempre sustentado pelos seus reconhecidos valores e princípios.”, fez a sua reflexão, assumiu responsabilidades e fixou a sua conduta para o futuro.

O que se deseja agora é que a prova em causa seja concluida de modo reconhecidamente justo pelas equipas intervenientes e em prazo que não prejudique o arranque da próxima época.

O GD Direito, aliás, na altura, já contribuiu para este desiderato ao reconhecer sem hesitações, nem protestos, o resultado de uma meia final que perdeu por 15-12, que terminou antes de ser jogada uma penalidade assinalada a seu favor, próxima da área de ensaio da equipa adversária que nesse momento estava jogar com menos um jogador. É assim que o nosso Clube afirma os seus valores e princípios!

Aos Clubes ainda em prova o GD Direito deseja boa sorte.

Patrocinador Principal

Ascendum

Patrocinadores Oficiais e Apoios