Regressa ao Direito em Segurança!


 Estimados Pais e Atletas!
 
Continuamos a viver momentos de alguma incerteza, que nos obrigam a uma adaptação constante e principalmente uma extrema resiliência. A pandemia provocada pelo COVID-19, obriga ainda a limitações na prática desportiva, mas felizmente não restringe a prática da atividade física em grupos, ao ar livre e com partilha de material.

Neste novo contexto, respeitando as orientações da DGS e da Federação Portuguesa de Rugby, entende a direção do Grupo Desportivo Direito dar continuidade ao seu plano inicial, no que diz respeito ao início da época para todos os escalões, durante o mês de Setembro.
 
A DGS através da sua última orientação, informou que ainda não estão autorizadas competições nos escalões de formação de todas as modalidades coletivas. Nesta circular, reforça que estão permitidos treinos nos clubes, mantendo-se as regras de distanciamento que impedem o contacto físico no Rugby, tal como em todas modalidades coletivas, mas que já permitem a partilha de material de treino, sempre devidamente desinfetado.
 
 Seguindo estas orientações, o nosso clube, tem vindo a adotar as medidas de prevenção propostas pela DGS e pela Federação Portuguesa de Rugby, com o objetivo de “Keep Direito Covid Free”, que são as seguintes:
 
– Elaboração de um Plano de Contingência “COVID Free” em Monsanto;
– Desinfeção das instalações;
– Desinfeção do material de treino;
– Utilização da máscara (antes e depois do treino);
– Sensibilização para a etiqueta respiratória;
– Sensibilização de todos os intervenientes para identificar sintomas (triagem em todos os treinos);
– Medição da temperatura corporal;
– Desinfeção das mãos antes, durante e após o treino;
– Treinar em grupos mais reduzidos;
– Elaboração de um plano de comunicação de boas práticas a serem aplicadas nos treinos do GDD (cartazes, vídeos, ações de sensibilização com jogadores seniores).
 
Acima de tudo estamos empenhados e esperamos estar preparados para evitar o contágio no Complexo Desportivo de Monsanto, conseguindo ganhar esta batalha e mantendo a nossa comunidade “COVID Free”.
 
As famílias dos nossos jogadores são parte fundamental nesta estratégia de prevenção. Assim, apelamos a todos que sigam e ajudem a cumprir estas orientações, para que todos estejamos protegidos de futuros contágios.
 
No que diz respeito ao Rugby, estamos a preparar (FPR e Clubes) alterações às leis de jogo que permitam não só reduzir a possibilidade de contágio, como também integrar o Rugby no grupo de modalidades que poderão futuramente ser autorizadas a competir.
 
Até lá, iremos desenvolver competições internas informais, através de jogos adaptados, como o “Tag Rugby”, o “Touch Rugby” ou o “Ready4Rugby” (RFU). Não faltarão estratégias para continuarmos a jogar Rugby, ao ar livre e sem contacto, sempre salvaguardando as regras e as recomendações da DGS, relativas à higiene, prevenção e segurança.
 
Relativamente ao processo de ensino, iremos focar a nossa abordagem em aspetos muito importantes no desenvolvimento dos jogadores. Haverá nos treinos maior enfâse nas questões técnicas, nos chamados “skills” fundamentais do jogo, como o passe, o “offload”, o jogo ao pé e as técnicas de apresentação da bola. Iremos também reforçar o desenvolvimento das capacidades físicas, como a destreza, mobilidade, agilidade, coordenação, força e resistência, através de um trabalho individualizado e também integrado nos exercícios específicos de Rugby.

A compreensão do jogo, nomeadamente os aspetos táticos, vão ser abordados com mais clareza, aproveitando a inexistência de contacto físico, estimulando assim o entendimento do jogo através dos seus princípios e formas.
 
Por último, talvez o mais importante, com o contributo, experiência e dedicação dos nossos treinadores, esperamos que os treinos de Rugby continuem a desenvolver um conjunto de competências: o trabalho em equipa, o autoconhecimento, a concentração nas diferentes tarefas, a confiança, o respeito pelos treinadores e os colegas, a superar adversidades, a iniciativa, a criatividade, sempre num ambiente que se pretende o mais divertido e seguro possível.
 
O GDD desde 1952 que contribui para a formação dos mais jovens, na construção do seu caráter, de melhores jogadores de Rugby, de melhores pessoas, com a certeza, que ficarão cada vez melhores preparados para a vida!!!
 
Juntos, com a colaboração de todos, vamos conseguir ultrapassar esta fase, mais difícil das nossas vidas, não abdicando, no entanto, de disponibilizar as condições de segurança aos nossos atletas para a prática da modalidade que tanto gostamos, o Rugby, dentro das normas e recomendações.
 
A Direção, os diretores de equipa, o quadro técnico, os treinadores e o corpo clínico do Clube, vão manter um acompanhamento direto e assíduo de todos os treinos e outras atividades desportivas dentro do complexo desportivo, e essencialmente um contacto direto com todos os atletas e Pais.
 
Os treinos dos escalões de competição já tiveram início, estando marcado para o próximo dia 12 de Setembro (Sábado), o regresso aos treinos dos escalões de formação!  
 
A secretaria do Clube já esta aberta, podendo todo o processo de inscrição da nova época 2020/21, ser consultado em www.gdd.pt/inscricoes .
 
Contamos com todos!  
 
A Direção

Attachment

Grupo Desportivo Direito

Patrocinador Principal

Ascendum

Patrocinadores Oficiais e Apoios