Formação | Sub-8 a Sub-14

Miguel Portela

Miguel Portela
Responsável pela Formação

CAMPEÕES DA VIDA

Na formação do GDD, que abrange do escalão Sub-8 ao Sub-14 (inclusive), impomos um objetivo que está e estará sempre acima de todos os outros: queremos formar pessoas, boas pessoas.

Desta forma, mais do que “máquinas desportivas”, procuramos e queremos preparar os nossos “soldados” para os desafios da vida. Treiná-los para serem melhores atletas é apenas uma das muitas etapas que tentaremos alcançar para atingir o objectivo formação.

Mas queremos e devemos ir muito além.

Queremos que eles adquiram princípios que, acreditamos nós, os ajudarão a enfrentar os obstáculos com que se irão deparar, a quebrar barreiras e a terem a iniciativa de irem mais longe, ultrapassando os limites e superando-se a si mesmos. Queremos e lutamos por ter equipas campeãs no campo, como não poderia deixar de ser, mas acima de tudo, temos a responsabilidade de formar campeões… campeões da vida. É esse o principal fim a que nos propomos fazer.

GDD Sub-12, Monsanto (Abril 2016)

Na persecução desse objetivo, tentamos dar aos nossos “guerreiros” o maior número de utensílios para que, no futuro, eles mesmos possam estar preparados para combates maiores. Queremos que se conheçam a si próprios, reconheçam as suas potencialidades, assim como os seus limites, e que dessa junção saibam retirar o melhor de si. De cada um e da equipa.

Queremos que não tenham medo de tentar. Que sintam a confiança de testar os limites e que adquirem o gosto pelos momentos de superação. Em suma, que saibam lidar com a pressão, fazendo dela uma arma.

Procuramos incutir o gosto pela vitória. Mas sobretudo, queremos e desejamos que todos eles saibam lidar com as eventuais derrotas, nunca perdendo o espírito combativo, sabendo, de imediato, inverter a situação, traçar novos objetivos e trabalhar para alcançá-los.

Mas sendo o GDD um clube desportivo, que compete, naturalmente que este ponto não é nem pode ser descurado. Os treinos são, por isso, levados muito a sério. De outra forma não poderia ser.

Queremos formar miúdos que adorem rugby, tenham paixão por rugby, sejam corajosos, inteligentes, respeitem os princípios do rugby, e que tenham orgulho em ser GD Direito.

Exigimos dos nossos “guerreiros” aquilo que julgamos estar plenamente dentro do domínio de cada jogador: concentração, coragem, garra; dinâmica e confiança. E sendo que a única vitória que podemos exigir a todos os nossos jogadores é serem capazes de preencher as características atrás referidas, sempre com o sonho de, um dia, poderem também vir a ser Lobos. É, pois, dentro destes parâmetros que, treino após treino, nós, treinadores, deixamos o nosso empenho para que os nossos miúdos cresçam e que um dia sejam homens de referência na nossa sociedade, levando com eles o ADN do nosso GD Direito, a nossa segunda Família!

Miguel Portela, Responsável pela Formação

Patrocinador Principal

Ascendum

Patrocinadores Oficiais e Apoios