Direito afastado da final da Divisão de Honra

O bicampeão Direito foi derrotado em casa perante o CDUL por 17-13. Pelo mesmo resultado, a Agronomia bateu o Cascais na outra meia-final da Divisão de Honra. As duas equipas, universitários e agrónomos, defrontam-se numa final 5 anos depois.

O Grupo Desportivo de Direito perdeu, em casa, com o CDUL, por 17-13, em partida da meia-final da Divisão de Honra. Os universitários garantiram, assim, passagem à final da competição, defrontando, sábado, no Estádio Nacional, às 17h00, a Agronomia, formação que derrotou, em casa, o Cascais pelo mesmo resultado.

O Direito, equipa bicampeã nacional, entrou melhor na partida após conversão de uma penalidade por Nuno Sousa Guedes aos 10 minutos (antes tinha desperdiçado um pontapé aos postes).

Depois de ter falhado duas penalidades (Nuno Penha e Costa e Jorge Abecassis), Francisco Appleton consegui um ensaio, a que se somou o pontapé de conversão, colocando o CDUL na frente do marcador por 7-3.

Em cima do intervalo Nuno Sousa Guedes reduzia numa penalidade para os 7-6, resultado com que se atingiu o final da primeira parte.

No reinício, uma penalidade (Abecassis) alargou a vantagem dos universitários que seria reforçada com um ensaio de Nuno Pinto Magalhães.

A perder por 17-6, o Direito conseguiu aproximar-se já no final da partida após ensaio de João Granate.

Depois do jogo no Monsanto, na Tapada, a Agronomia bateu o Cascais por 17-13, carimbando o passaporte para o Jamor. Recorde-se que as duas equipas vão ainda defrontar-se na final da Taça de Portugal.

Sábado, 13 de maio, CDUL e Agronomia defrontam-se na final da Divisão de Honra, o principal escalão do râguebi português.

Com a decisão do campeão a sair de uma final, modelo instituído desde a época 2005-2006, esta a sexta vez que os dois clubes – universitários e agrónomos – marcam presença no jogo que decide a época desportiva, naquela que é a 58.ª edição do campeonato.

E se para o CDUL será a sexta final consecutiva (venceu duas e perdeu três contra o Direito), o XV da Tapada regressa ao palco onde esteve pela última vez em 2012, ano em que, curiosamente, defrontou e perdeu diante o mesmo adversário, o CDUL.

 

 

 

Patrocinador Principal

Ascendum

Patrocinadores Oficiais e Apoios