Seniores 1955/56

Seniores 1955/56

Era Uma Vez…

Um grupo de amigos e estudantes da Faculdade de Direito de Lisboa que se lembrou, no início dos anos cinquenta, de formar um clube de rugby por forma a juntarem-se ao fim-de-semana e praticarem um jogo, algo esquisito, com uma bola diferente e levarem alguma pancada… e foi assim que nasceu o Grupo Desportivo de Direito, nome oficial do clube, tal como constava nos estatutos que foram publicados em Diário da República, no dia 14 de Outubro de 1952.

Ao início o rugby joga-se em campos sem relva, de terra, duros e até com algumas pedritas mas isso não era problema naqueles tempos já que o gosto pelo jogo, a amizade e o convívio entre os jogadores tudo superava; dos fundadores a homens como Américo Caetano Nunes e António Mário Carqueijeiro marcam as primeiras gerações tanto a jogar como nas funções de treinadores e lançam os alicerces. Em meados dos anos 60 criam-se as primeiras equipas de jovens (só havia competição para juvenis e juniores) e houve que deixar a famosa «pasta» que servia de secretaria para uma melhor organização que teve como «pai» o prof. Duarte Leal.

Campeões Juniores 1972

Campeões Juniores 1972

Sob a presidência de Rui Pinto Fernandes atravessaram-se os primeiros anos da Revolução de Abril e sem conflitos internos, aceitando todas as opções políticas, o GDD alargou o seu número de escalões etários, foi pioneiro nas digressões ao Reino Unido – 1975, a Inglaterra e 1979 ao País de Gales – da sua equipa sénior já constituída por jogadores formados no clube e concretizou o velho sonho de uma sede (Club-House) no centro de Lisboa.

Iniciados 1974

Iniciados 1974

Seniores 1973/74

Seniores 1973/74

Reconstruído o interior do espaço na rua do Salitre com o trabalho braçal dos atletas, dos 12 aos 40 anos, o início da década de 80 é marcado pela eleição de Miguel Nobre Ferreira para a direção do GDD num «reinado» que duraria 21 anos (1981 a 2002) e que culminaria em Abril de 1995 com a inauguração do Complexo Desportivo de Monsanto. O maior sonho estava alcançado e o GDD emancipava-se de um Estádio Universitário saturado e tornava-se o primeiro clube de rugby a ter instalações próprias. Novas responsabilidades mas maior ambição desportiva, alargando o número de jovens jogadores e elevando a qualidade do treino, não demorando muito (cinco anos) a que o GDD alcançasse o seu primeiro título de campeão nacional sénior na época 1998/99 (antes apenas três Taças de Portugal) sob o comando do então jovem treinador Tomaz Morais que veio trazer ao GDD a ambição e métodos de treino exigentes que ainda na atualidade vimos beneficiando.

Seniores 1991/92

Seniores 1991/92

No arranque do novo milénio soube o GDD fazer a transmissão do poder, numa pacífica passagem de testemunho para a presidência de Mário Leite Santos (2002 a 2012) sob quem o GDD conquistou muitos títulos nacionais em vários escalões derivado à melhor estrutura de apoio às equipas e à qualidade dos seus treinadores, quase todos ex-jogadores do GDD.

Seniores 2001

Seniores 2001

Já com o décimo presidente em funções – Luís Filipe Lança de Morais – e após nova tranquila mudança de Direção do clube, em Junho de 2012, nos últimos oito meses o GDD não só conquistou diversos títulos nacionais (a juntar a recente Taça Ibérica) como tem sido o clube a fornecer mais jogadores às diferentes seleções nacionais. Também inaugurou uma nova bancada e aguarda em breve a autorização para a construção de um segundo campo relvado, crucial para ensinar o rugby e formar o caráter dos futuros campeões do GDD e homens do nosso país! Onde quer que estejam os pioneiros do nosso clube e todos os amigos que já nos deixaram estamos certos que estão orgulhosos pela obra que continua a ser realizada no Grupo Desportivo de Direito!

/ António Aguilar

Patrocinador Principal

Ascendum

Patrocinadores Oficiais e Apoios