Em Abril de 2016, pela primeira vez na sua história, o clube, em colaboração com treinadores e pais dos jogadores dos escalões da formação, organizou um torneio internacional com a presença de 10 clubes, 47 equipas e mais de 500 atletas nos três escalões de formação Sub-8, Sub-10 e Sub-12.
A ideia do torneio surgiu como uma forma de agradecer aos clubes que, ao longo dos tempos, nos têm sempre recebido tão bem e dentro de um espírito que testemunha a verdadeira amizade que existe entre a “malta” do rugby. Igualmente, e tendo este ano falecido Rui Pinto Fernandes, fundador do GD Direito e ex-presidente, pessoa com uma forte ligação à formação de jovens do clube, foi, através desta singela e bonita forma, prestada uma justa homenagem, agradecendo tudo o que fez pelo nosso GDD.
Em Monsanto estiveram mais de 1500 pessoas, entre jogadores, treinadores, pais e dirigentes, assistindo a um torneio inesquecível. Um torneio que foi ganho fora e dentro de campo.
Para além de fundador e atual sócio nº 1 do nosso clube, o Rui Fernandes fez parte da equipa do GDD que realizou o primeiro jogo oficial de rugby, em Outubro de 1952 e por várias épocas continuou a envergar a nossa camisola sendo um, entre muitos, que naquela época dos anos 50 e 60 começou a moldar o forte espírito de grupo que chegou até aos dias de hoje.
Finda a carreira de jogador exerceu o cargo de secretário na direção presidida por António Mário Carqueijeiro entre Fevereiro de 1965 e Maio de 1971 tendo sido anos depois, em Março de 1973, eleito presidente do GDD onde ficou até Maio de 1978; foi a sua “diplomacia musculada” e destemor próprio que permitiram ao clube atravessar sem prejuízo de desintegração e convulsões internas o difícil período pós 25 de Abril de 1974. De enaltecer ainda a sua dedicação e contributo para relançamento e expansão do rugby de formação no GDD através da sua presença aos fins-de-semana nos convívios onde com orgulho também via os seus três filhos jogar com a camisola vermelha e preta do GDD.
/ A Direção do Grupo Desportivo de Direito
Foi, sem sombra de dúvida, o melhor torneio de miúdos que alguma vez participei, quer enquanto formador, como enquanto jogador. Na vida do nosso GDD, para além do momento da fundação, destaco a inauguração do nosso complexo desportivo de Monsanto. Num segundo plano, coloco todos os nossos títulos desportivos e os vários eventos que ocorreram ao longo dos anos, desde que comecei a jogar no Direito, em 1973, em que incluo a comemoração do 20º e do 25º Aniversario, com a organização de torneios internacionais com grandes equipas Europeias, da altura; A inauguração da nossa sede na Rua do Salitre; a festa do 50º aniversário, com a presença do Presidente da República; as festas de encerramento de época, as últimas 5 ou 6. Obviamente que o Torneio Internacional Rui Pinto Fernandes, também tem lugar neste restrito rol de eventos de capital importância para a vida do clube.Armando Leite Santos, Treinador Sub-12 e antigo jogador sénior GDD
Gracias a todos y gracias por todo al Club de Rugby Direito de Lisboa, os esperamos en el Torneo Ibérico de Octubre para seguir hermando nuestras escuelas y creciendo juntos. Noticia no sítio da internet do Ciencias Club de Rugby, Sevilha
Un saludo desde Sevilla !!!Lupe Pacheco Gonzalez, Delegada Sub-12 do Ciencias Club de Rugby