Como será do conhecimento de toda Família GDD – jogadores, treinadores, dirigentes, sócios, adeptos e Sponsors – no seguimento do jogo AEIS Agronomia – Grupo Desportivo de Direito a contar para a ½ Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra (CN1) foi pelo Conselho de Disciplina da FPR instaurado ao nosso Clube um Processo Disciplinar imputando-lhe a responsabilidade pelos factos ocorridos no dia 28 de Abril de 2018.
O Conselho de Disciplina da FPR , por decisão de 21 de Maio de 2018, julgou-se incompetente para apreciar e decidir sobre tal processo, defendendo que inexiste sanção disciplinar que puna os factos constantes da nota de culpa remetendo o processo à Direcção da FPR.
Por notificação de hoje, 1 de Junho de 2018, a Direcção da FPR deu a conhecer ao GDD que (i) a interrupção do jogo foi de responsabilidade dos jogadores de ambas as equipas e (ii) que lhe era aplicada, conjuntamente com Agronomia, a sanção de falta de comparência não justificada e averbada uma derrota. Mais decidiu a FPR determinar a desclassificação do GDD do CN1 e a sua despromoção ao último escalão competitivo sénior.
Não tecendo, para já qualquer comentário sobre tais decisões, seja de que natureza for, adiantamos que o GDD, por entender que tal sanção é ilegal e infundamentada, sem prejuízo de ser manifestamente desproporcional, vai dela interpor os competentes recursos para todas as instâncias desportivas, certo que a bondade da sua defesa será reconhecida. Damos conta, também, que irá ser interposto recurso para o Conselho de Justiça da FPR a Decisão do Conselho de Disciplina.
Neste momento grave da vida do nosso clube , quer a Direcção do GDD deixar bem claro a todos os jogadores, técnicos, sócios, adeptos e Sponsors, e de forma inequívoca, que manterá inalterados todos os seus projectos e objectivos desportivos que ao longo dos anos vem consolidando, afirmando-se como maior clube português e o que mais contribui para o desenvolvimento do rugby em Portugal.
Quanto aos nossos patrocinadores, quer a Direção do GDD reafirmar o seu compromisso de tudo fazer para justificar a confiança em nós depositada e que saberemos ser merecedores da mesma, reforçando o compromisso de elevar e honrar as marcas e a responsabilidade social associada, com uma aliança forte e saudável que viabilizará os projectos desportivos presentes e futuros.
Finalmente, uma palavra de estimulo e incentivo, a todos os jogadores internacionais do GDD, em vésperas de importantes desafios do rugby português, quer na Seleção Nacional de XV, quer nos Sevens e na Seleção de SUB 20. Contamos com o vosso total empenho e entrega ao serviço das seleções nacionais, certos que tudo farão para alcançar os merecidos êxitos desportivos.
Viva O GDD! Viva o Rugby!
A DIREÇÃO